Começando a Organizar seu Evento

Pense com antecedência

Faça uma reunião de planejamento estratégico do evento; certifique-se que há um grupo de pessoas que será responsável pelo seu desenvolvimento; notifique as autoridades (por ex. policia de trânsito caso organize uma marcha) e assegure-se que haverá um grupo de pessoas antes do evento e depois para preparar e limpar todo o local. Uma boa regra é de
planejar o seu evento com o máximo de publicidade e com o mínimo de bloqueio do público.


Crie Alianças

Por vezes é útil pedir a indivíduos ou organizações proeminentes que apóiem o evento; estes podem sugerir um porta-voz, ajudar na organização prática e logística ou, mesmo, oferecer pessoal para ajudar. Assegure-se que todos estão bem interados do evento e da mensagem a ser transmitida. É importante, sempre partilhar as informações e documentos.


Divulgue o evento

Planeje uma estratégia de publicidade para atrair e explicar à comunidade o motivo da realização do evento. Isto pode ser feito através: da distribuição de panfletos, da colagem de posters em locais públicos, publicidade nos jornais (secção de “anúncios / eventos”), rádio local, divulgação em sindicatos, “campus” de universidades e centros religiosos através de cartas, mails e fax. Freqüentemente, a melhor maneira de divulgar é através da transmissão oral – portanto peça aos seus apoiantes que telefonem a outros para que saibam do evento.


Torne a sua mensagem conhecida

Assegure-se de que os cartazes contenham a mensagem do evento. Pratique, também, as respostas às questões freqüentemente colocadas.


Planeje a cobertura Mediática

Se quiser obter a atenção do público, assegure-se de que escolheu um bom momento para a sua TV ou imprensa local. Freqüentemente, os eventos planeados para o principio do dia (antes do meio da tarde) acabam por aparecer no noticiário da noite enquanto que os eventos mais tardios não. Pense em formas de tornar o evento visualmente atractivo para inspirar os operadores de câmaras e fotógrafos! Pense no equipamento e faça arranjos com antecedência (por ex. cartazes, megafones,sistemas para falar com o público e cadeiras).


Pense em reunir fundos

Entregue pedidos de fundos ou peça donativos em gêneros (refrescos, tinta para cartazes, papel par panfletos, telemóveis para os organizadores, etc).

Ainda possui dúvidas? Acesse nossa página de ajuda com as perguntas mais frequentes ou fale conosco através do atendimento.

Pesquisar